Off On

A síndrome de burnout é um distúrbio psíquico caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse provocados por condições de trabalho desgastantes.

 

O transtorno está registrado no grupo 24 do CID-11 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde)

 

Sua principal característica é o estado de tensão emocional e estresse crônicos provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso.

O sintoma típico da síndrome de burnout é a sensação de esgotamento físico e emocional que se reflete em atitudes negativas, como: Ausência no trabalho, agressividade, isolamento, mudança de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, lapsos de memória, ansiedade, depressão, pessimismo e baixa autoestima.

E qual a relação da síndrome de burnout com a Cannabis medicinal?

Já existem estudos promissores que demostram os efeitos benéficos da planta no tratamento da ansiedade e da depressão, mas um estudo específico demonstrou que a Cannabis pode tratar diretamente o Burnout.

Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da USP, selecionaram e acompanharam 120 médicos, enfermeiros e fisioterapeutas do Hospital das Clínicas, da FMRP, que trabalhavam nas alas de atendimento a pacientes coronavírus, entre junho e novembro de 2020.

“Os resultados apontaram uma redução de 60% nos sintomas de ansiedade, 50% nos de depressão e 25% de burnout entre os voluntários que fizeram o tratamento padrão mais o uso do canabidiol em comparação com aqueles que só fizeram o tratamento padrão”, de acordo com o Jornal da USP.

O professor José Alexandre Crippa, líder da pesquisa, que foi publicada no periódico Journal of the American Medical Association (JAMA), o canabidiol deve ser prescrito por um médico que vai poder monitorar os efeitos colaterais por meio de entrevista e realização de exames laboratoriais.

Devido a esses estudos, o mercado de saúde à base da substância vem crescendo e diversos empresários estão investindo em novos negócios nessa área. Temos diversos conteúdos sobre nas nossas redes no Instagram @carlospintoadv

Gostou? Se você se interessa nesse assunto, entra em contato conosco que podemos bater um bom papo sobre oportunidades de negócio para você empreendedor.

Eveline Duarte – Head of Biodireito na Carlos Pinto Advocacia Estratégica.

Comentários Facebook

Postagens Relacionadas

Autismo X Plano de Saúde

Quando um bebê nasce, os pais acompanham seu desenvolvimento, auxiliando os seus passos. Todas as crianças precisam de…