Off On

Você já parou para pensar nos impactos nos planos de saúde?

Em 31 de dezembro de 2019, o mundo foi alertados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) à respeito de vários casos de Coronavírus na cidade de Wuhan na China. Tratava-se de um tipo de vírus jamais identificado em seres humanos, causador deste caos que estamos passando. Entenda mais sobre os planos de saúde durante a pandemia.

Atualmente, o Brasil é o epicentro do Coronavírus na América Latina, apesar das medidas tomadas para diminuir a propagação da doença. 

O mundo está voltado na busca da cura desta enfermidade, porém, enquanto não chega, viveremos mudanças profundas em praticamente todas as áreas de nossas vidas. 

Não será diferente nas relações de consumo, principalmente quando falamos em planos de saúde privados. A mudança já está acontecendo! E já podemos ter um outro olhar para o futuro. 

A Pandemia afetou os serviços de saúde em todo o mundo. Nossa realidade não é diferente! Temos um número bastante expressivo de consumidores, usuários de planos de saúde, e certamente mudanças já estão acontecendo nessas relações. Uma série de alterações imediatas já estão sendo aplicadas nas regras, como por exemplo, a utilização da telemedicina, suspensão dos atendimentos eletivos, a importância das campanhas de prevenção em saúde, etc. 

Este surto mostrou, de forma trágica e devastadora, que a saúde no Brasil é delicada, principalmente quando é citado no Sistema Único de Saúde (SUS). 

E com relação à saúde suplementar, o que vai mudar? 

Temos novidades! As dificuldades que estamos vivenciando nos tempos atuais, acelerou a transformação do modelos de atendimento dos pacientes. 

Antes de mais nada, podemos ter uma visão positiva para essas mudanças. A tecnologia é a grande aliada nessa transformação, junto com a criação de Startups. 

Com as pessoas impossibilitadas de sair de casa e com a chance de adquirir a doença em hospitais, as chamadas health techs, empresas criadas para solucionar problemas relacionados à saúde, utilizam tecnologia para potencializar os serviços, exames e diagnósticos voltados para a área da saúde, sendo um setor com uma grande chance de crescimento. 

Prevenção, diagnóstico e tratamento estão no centro dessas empresas tecnológicas. E, dentro desse mercado, podemos destacar a telemedicina. Será uma ajuda na prevenção e diagnóstico e até mesmo no tratamento de doenças, além de uniformizar os gastos terapêuticos. 

Acreditamos que a telemedicina veio para ficar. Alguns planos ainda encontram barreiras para esse tipo de atendimento aos pacientes, mas é uma tendência que deve ser olhada com bons olhos. 

A telemedicina pode ser aplicada em quase todas as especialidades da medicina. É claro que em alguns casos, o atendimento presencial vai ser inevitável. É compreensível que essa questão será ainda analisada de uma maneira mais detalhada, inclusive as consequências jurídicas desta relação. Todas as questões que envolvem a telemedicina serão acompanhadas de perto, e de fato essa modalidade traz uma grande benesse para os pacientes. 

 

O que você acha que podemos esperar dos planos de saúde durante a pandemia?

 

Carlos Pinto Advocacia Estratégica
Por Eveline Duarte

Comentários Facebook

Postagens Relacionadas