Off On

Já ouviram falar no sistema endocanabinoide?

 

O sistema endocanabinoide é um importante aliado da regulação e equilíbrio de uma série de processos fisiológicos no corpo humano.

Ele oferece as condições naturais para que o organismo se favoreça das propriedades terapêuticas da Cannabis, no enfrentamento de uma série de doenças.

Os endocanabinoides e seus receptores se encontram espalhados por todo o corpo, em membranas celulares do cérebro, órgãos, tecidos conjuntivos, glândulas e células do sistema imunológico.

Assim como nos humanos, os animais também possuem sis­tema endocanabinoide, o que podemos mencionar que, caso sofram de alguma condição médica, podem ser tratados com a cannabis.

Alguns estudos científicos da cannabis para tratamentos dos animais de estimação, já estão prontos ou em andamentos, com evidências de que o uso veterinário da cannabis, ajuda no tratamento de certas comorbidades.

A cannabis pode ser utilizada nas dores, convulsões, epilepsia, câncer, ansiedade, doenças inflamatórias entre outras. Existe a necessidade de um volume maior de estudos em animais para estabelecer a quantidade da medicação.

Assim, é evidente que os humanos não são os únicos que podem se beneficiar do uso medicinal de substância derivados da Cannabis, em razão de que já foram descobertos o sistema endocanabinoide na grande maioria dos animais, entre eles cães, gatos, cavalos, aves, etc.

Donos de pets, revelam uma melhoria na qualidade de vida de seus animais, que sofrem de alguma comorbidade, em que o uso da cannabis trouxe auxílio no tratamento.

Todavia, importante ressaltar que se deve sempre consultar o médico veterinário para esse aprovar o uso desse medicamento em seu animal.

Regulação do uso da cannabis na medicina veterinária

 

A resolução da Anvisa sobre a Cannabis medicinal permitiu o uso de derivados somente para uso humano, deixando de lado o veterinário.

Os médicos veterinários não estão proibidos de usar, mas também não há uma permissão clara, não há uma autorização, o que pode ser responsabilizado por isso.

O PL 369, que autoriza o uso veterinário de deriva­dos da Cannabis sativa e foi apensado no PL 399/2015 aprovado pela Câmara dos Deputados em 2021, deve avançar no Congresso e ser sancionado para que a in­dústria se desenvolva de forma positiva.

E como os donos de animais podem conseguir a cannabis medicinal?

Através de uma brecha jurídica e de liminares na Justiça, os profissionais prescrevem a cannabis. Os veterinários alegam que quem regula a atividade de veterinário é o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, cabendo a fiscalização ao Conselho Federal de Medicina Veterinária, além do mais, o estatuto da profissão permite que adotem qualquer tratamento que julguem. Neste caso, necessário prontuário médico veterinário a recomendação de uso do produto.

Em São Paulo, uma Associação Medicinal Canábica, por liminar judicial, conseguiu autorização para fornecer cannabis medicinal para uso veterinário.

Dessa forma, será necessária autorização judicial para realizar a prescrição necessária ao tratamento, garantindo a segurança jurídica do exercício profissional da Medicina Veterinária.

Em virtude da ausência de legislação que ampare a prescrição dos produtos à base de cannabis, a recomendação do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) orienta que o profissional procure autorização judicial.

Se você quer saber mais como pode investir em tratamentos nessa área, mande uma mensagem. Nós iremos te mostrar como seguir.

Eveline Duarte – Head of Health & Human

 

Comentários Facebook

Postagens Relacionadas