Off On

Todos os dias novas tecnologias são criadas e aprimoradas, algumas mudam o mundo, outras ficam no esquecimento, mas recentemente uma nova tecnologia vem ganhando espaço nas notícias e redes sociais, as artes criadas por inteligência artificial.

A empresa Open.Ai, fundada em 2015 por Elon Musk, é umas das pioneiras nesta nova tecnologia, o Dall-e está em sua segunda geração, o projeto é um tipo de “text to image” que quer dizer, ‘de texto para imagem’, o programa permite que você digite uma linha de texto e ele vai criar várias imagens usando as palavras chaves do texto, abaixo podemos ver um exemplo, onde o usuário escreveu “poltrona em forma de abacate “e obteve os seguintes resultados.

exemplo 1

 

Um ponto que para algumas pessoas ainda é incompreendido, mas que é o principal aspecto do programa, é que estas imagens são criadas pela inteligência artificial, diferente de um Search Engine como Google, o Dall-e não procura estas imagens na internet e entrega para você o que foi achado, estas imagens são 100% novas e originais, elas não existiam até o momento do Dall-e criar elas. Isso é muito interessante, porque em poucos minutos o usuário tem uma nova obra de arte personalizada de acordo com a descrição solicitada na ferramenta, e nas novas versões do Dall-e, você pode até escolher o tipo de arte ou estilo. Um exemplo são as 2 imagens abaixo criadas pelo programa, o texto usado foi “Uma pintura de uma raposa sentada em um campo ao nascer do sol no estilo de Claude Monet

 

exemplo 2

 

Ameaça para os Designers gráficos?

Ter uma ferramenta tão poderosa como esta, bota em risco o trabalho dos artistas e desenhadores gráficos, o que para eles pode demorar horas, dias ou até mesmo semanas, o Dall-e pode criar em poucos minutos, com várias opções diferentes. Hoje o programa ainda não é 100% perfeito e requer computadores com um conjunto de hardware muito poderoso para funcionar, e com o constante desenvolvimento e aprimoramento desta ferramenta não podemos deixar de pensar: é possível que esta ferramenta torne obsoleto algumas carreiras e domine a área do trabalho de artistas gráficos (designers)?

Ao mesmo tempo que alguns profissionais podem ser prejudicados pela ferramenta, outros podem se beneficiar, como os designers de interiores, que podem gerar uma imagem a partir de outra imagem, usando a ideia de um quarto ou ambiente, a ferramenta cria diversas alternativas originais que podem ser utilizadas pelo designer, abaixo segue um exemplo onde foi inserido uma imagem na ferramenta e o Dall-e gerou as seguintes ideias de imagens originais.

 

Exemplo 3

 

 

Exemplo 4
Exemplo 5

O último grande avanço neste tipo de tecnologia foi feito pela Dreambooth, outra grande companhia especializada em gerar imagens a partir de texto. O grande diferencial da Dreambooth é a possibilidade de inserir suas próprias fotos na base de dados, para que a inteligência artificial use elas na criação de novas imagens, isto abre um novo universo de possibilidades, como ter uma foto sua ou de algum objeto em lugares turísticos sem sair de casa ou ser um profissional no Photoshop (exemplo 4), ou subir fotos de seu cachorro e gerar pinturas dele no estilo de Van Gogh ou Renoir (exemplo 5), ou como o pessoal da Corridor Digital fez, criar uma novela gráfica, com ilustrações de seus colaboradores no estilo do famoso artista digital Greg Rutkowski, com todas as imagens geradas rapidamente pela inteligência artificial com resultados impressionantes.

 

 

 

Nem tudo são flores, ou melhor, artes

Esta tecnologia permite a criação de novas imagens de forma tão fácil e com um nível de fidelidade tão alto, que estas podem ser usadas para fins nefastos. Esta tecnologia, como também as deepfakes, podem ser usadas para criar imagens de qualquer pessoa, fazendo qualquer coisa, de maneira rápida e fácil, o que pode dar ainda mais combustível ao mundo das imagens falsas e fake News. Isto deixa a gente com a grande controvérsia de sempre, a tecnologia, com sua velocidade de evolução praticamente diária, é algo positivo ou negativo? E quais são esses riscos? Mas a minha resposta é a mesma de sempre, a tecnologia é sempre uma ferramenta neutra, que pode ser usada para o bem ou para o mal, e se converte em algo positivo ou negativo dependendo das mãos que estão usando-a.

 

 

Por Mateus Lippertt – CTO na Carlos Pinto Advocacia Estratégica

Comentários Facebook

Postagens Relacionadas