Empresário, você já se planejou para 2023? Saiba como escolher o melhor regime tributário para sua empresa
O planejamento fiscal e contábil é de extrema importância para a saúde financeira dos negócios, influenciando diretamente no preço e na competitividade. Contudo, muitos empreendedores se sentem inseguros quando o assunto é carga tributária.
Por isso, hoje nós falaremos acerca dos principais pontos a se considerar no que se refere a forma de apuração e recolhimento dos tributos.
Simples Nacional
O Simples Nacional é um regime de arrecadação que busca facilitar a tributação das micro e pequenas empresas.
A principal vantagem deste regime é a simplificação no pagamento de diversos tributos, mediante uma única guia de arrecadação.
Desta forma, os tributos abaixo são pagos todos de uma só vez:
- Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ)
- Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)
- Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)
- Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins)
- Contribuição para o PIS/Pasep
- Contribuição Patronal Previdenciária (CPP)
- Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS)
- Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).
Além disso, a tributação é estabelecida de acordo com as atividades desenvolvidas, as quais são segregadas em cinco anexos.
Podem se enquadrar no Simples Nacional a maioria das empresas que faturem, anualmente, até R$ 4.800.000,00, com exceção para exportações cujo limite adicional no mercado externo é de R$ 4.800.000,00.
Lucro Presumido
O Lucro Presumido é apurado por meio de um percentual previsto em lei sobre os valores globais da receita auferida pela empresa. Tais percentuais são estabelecidos na legislação levando-se em consideração a atividade desenvolvida pela Pessoa Jurídica e podem variar entre 8% e 32%.
Assim, é um regime que costuma ser vantajoso para empresas que faturam acima do previsto. Isso porque a alíquota será cobrada com base na estimativa inicial, independentemente se o faturamento real for superior ao imaginado.
Trata-se de um regime opcional ao contribuinte se atendidas certas condições.
Lucro Real
O Lucro real é apurado através do lucro contábil ajustado por adições, exclusões e compensações admitidas e/ou impostas pela legislação tributária.
Neste regime, deve-se levar em consideração pela empresa os custos operacionais, somando folha de pagamento e todos os outros gastos essenciais para o trabalho, e uma baixa margem de lucro.
Como escolher o melhor regime de tributação?
Faz-se necessário, neste momento, levar em consideração as vantagens e desvantagens de cada regime tributário de acordo com a realidade operacional da empresa.
Para isso, você pode contar com a ajuda de um Advogado Tributarista.
Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Nossa equipe tributária está à disposição para solucioná-la!
Por: Thayná Martins – Trainee of TAX
Comentários Facebook