Qualquer tipo de negócio que coletar informações de clientes deve seguir procedimentos específicos e de acordo com a LGPD. É muito comum em lojas de varejo coletar o número de WhatsApp para enviar novidades futuramente. Ou então preencher um tipo de cadastro no sistema para efetivar a compra. Como qualquer informação pessoal, os dados coletados precisam – e devem – ser devidamente protegidos.
Para entender melhor o que se deve fazer, comece respondendo algumas perguntas simples:
- Quais são os dados que eu coleto? Qual a finalidade de coletar esse dado?
- Por que esses dados precisam ser guardados e por quanto tempo eu armazeno?
- É possível anonimizar?
- O dado está sendo duplicado? Aqui é pensar em coisas simples, se uma ficha de cadastro foi enviada por e-mail e foi impressa, o dado já foi duplicado.
Depois de responder essas perguntas, é fundamental criar processos diários que garantam o compliance com a LGPD. E para isso é fundamental o apoio de uma consultoria especializada na área, pois é ela que irá treinar a equipe, auxiliar como a sua empresa deve atender os titulares dos dados, entre outras atividades.
A privacidade e a proteção de dados é um fato cada vez mais relevante para quem faz parte do varejo, bem como para todos os envolvidos na cadeia produtiva têxtil. Ter uma empresa que esteja em compliance com lei, valoriza as relações de confiança com clientes, parceiros, fornecedores, colaboradores e a sociedade em geral.
Gabriela Dias – Head de Business Protection
Ficou com alguma dúvida? Fale com um dos nossos advogados aqui, sem compromisso.
Instagram: @carlospintoadv
Linkedin: linkedin.com/company/carlospintoadvocaciaestrategica
Comentários Facebook