Off On

Por mais que seja utilizado para descrever a tecnologia mais recente, a definição de inovação empresarial diz respeito a gerar receita.

As empresas sabem que, com os avanços tecnológicos em alta, necessitam inovar para acompanhar o ritmo do mercado, não serem engolidas pela concorrência e manter-se relevante para o consumidor.

Diante disso, empresas inovadoras são recompensadas não apenas por estarem prontas para o futuro, mas também por reterem os melhores talentos e aumento de demanda.

O QUE É INOVAÇÃO EMPRESARIAL?

É quando as empresas implementam novos processos, ideias, serviços ou produtos com o objetivo de aumentar os resultados financeiros. Isso pode significar o lançamento de produtos ou serviços novos e melhores (o que pode levar a uma receita maior), tornando um processo existente mais eficiente ou resolvendo um problema de negócios atual (ambos reduzem custos e economizam tempo).

QUAIS OS BENEFÍCIOS QUE A INOVAÇÃO OFERECE ÀS EMPRESAS?

Dentre os benefícios, destacam-se:

Antecipar possíveis interrupções

A inovação empresarial, quando é realizada da maneira correta, avalia para onde o mercado está indo devido a potenciais interruptores ou mudanças nas demandas dos consumidores. As empresas usam essas informações para fazer mudanças estratégicas e para estimular os funcionários internos a serem empreendedores. Tais mudanças podem incluir a construção de um produto ou serviço semelhante ao que as novas startups estão fazendo, comprando-o de outras empresas na indústria ou parceria com as novas empresas (conhecido como o modelo “compre, construa, parceiro”).

Maior eficiência

Muitas inovações de negócios acontecem ao tornar os processos de negócios existentes mais baratos, menos demorados para serem concluídos e mais sustentáveis. Dessa forma, economizam tempo e tornam mais fácil para uma organização se adaptar às mudanças do setor com agilidade, o que protege contra a volatilidade e o risco.

Atração e retenção de talentos

Mais do que nunca, os funcionários – principalmente a geração Y e a Geração Z – querem trabalhar nas empresas voltadas para a missão e rápidas, que acreditam ter um futuro brilhante.

Percepção da marca

Os consumidores estão mais dispostos a comprar de empresas que se consideram inovadoras e socialmente conscientes.

TIPOS DE INOVAÇÃO EMPRESARIAL

Inovação de produto

Criar um produto completamente novo adjacente à oferta principal de uma empresa. Pense em Dyson estendendo-se para secadores de mãos ou na Apple lançando o smartphone.

Inovação de processo

Projetar uma nova maneira de ser mais eficiente no negócio principal. Exemplos disso incluem Amazon usando robôs no depósito ou Chase Bank implementando depósito de cheque móvel.

Inovação do modelo de negócios

Apresentando uma nova maneira de ganhar ou economizar dinheiro, como a Zipcar, que lança assinaturas de compartilhamento de carros, ou a Rent the Runway, que oferece um serviço de assinatura para aluguel de roupas.

Inovação de entrega

Implementando uma nova forma de interagir com os clientes. Isso acontece quando uma empresa como a Zappos coloca o atendimento ao cliente em primeiro lugar, ou a Tesla torna possível comprar carros online.

EXEMPLOS DA INOVAÇÃO EMPRESARIAL EM EMPRESAS TRADICIONAIS

Empresas tradicionais têm muito a ganhar sendo inovadoras. Confira alguns exemplos de inovação empresarial realizada por membros da WeWork em indústrias tradicionais:

Legal: A maneira tradicional de fazer trabalho jurídico envolve examinar manualmente milhares de documentos. Agora, ferramentas digitais, como o software da startup Legal , ajudam os advogados a fazer isso com mais eficiência, para que possam se concentrar em tarefas de maior valor.

Transporte: Esta indústria impacta quase todos e contribui com até 29% para as emissões de gases de efeito estufa nos Estados Unidos. A gravidade do problema levou a soluções inovadoras, como carros elétricos e soluções de micromobilidade, como o serviço de aluguel de scooters elétricos Bird .

Finança: A Fintech transformou a maneira como as pessoas lidam com dinheiro. Em vez de ficar na fila para fazer depósitos, abrir uma conta bancária ou investir, as pessoas agora podem fazer isso com segurança onde quer que estejam, diretamente de seus smartphones.

Educação: Aulas online e empresas de software educacional permitem que os alunos – sejam eles adolescentes ou funcionários em meio de carreira procurando fazer a transição – acessem oportunidades educacionais. Uma série de startups, incluindo Flatiron School , oferecem esses serviços.

Seguro: As ferramentas digitais mudaram a forma como os clientes interagem com suas seguradoras, tornando mais fácil encontrar o que precisam e registrar reivindicações. O inovador em saúde Oscar Health , por exemplo, tem um aplicativo com equipes de concierge personalizadas para ajudar os membros a encontrar um médico, navegar pelos custos e acessar serviços de telemedicina gratuitos 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Consumidor: As cadeias de suprimentos evoluíram devido a uma tendência de fabricação mais sustentável. Além disso, as empresas agora oferecem produtos mais sustentáveis ​​em resposta às tendências de consumo. A Spare Food Co. , por exemplo, transforma o desperdício de alimentos em novos produtos e a Loomia incorpora tecnologia em tecidos vestíveis.

Contudo, a inovação empresarial permitem que as empresas se tornem mais eficientes, com visão de futuro e, com sorte, mais lucrativas. A boa notícia é que existem etapas práticas para impulsionar a inovação que, podem envolver aspectos da atualização de seu espaço de escritório até a implementação de programas de inovação interna, para aproveitar a energia criativa de seus funcionários e trazer à tona as melhores ideias para colocar em prática.

Fonte: https://www.wework.com/ideas/growth-innovation/what-is-business-innovation (texto adaptado)

Comentários Facebook

Postagens Relacionadas

CPADV no WHOW! Festival

Vem aí a 4ª edição do maior festival digital de inovação para negócios do Brasil! O whowfestival vai…