Baixar da loja oficial é uma forma de garantir a origem do software e verificar a classificação do aplicativo. Aprenda sobre esta e outras dicas de segurança.
Os smartphones exigem que os usuários utilizem aplicativos para usar todas as funções do aparelho, mas esses softwares podem ter origens suspeitas e não trazer benefícios, serem maliciosos ou mesmo roubar dados, ao invés de trazerem benefícios. Saiba dicas sobre como baixar apps com segurança
Não baixe aplicativos não listados na loja
Comparado com outros sistemas operacionais (como iOS e Windows Phone), o Android oferece aos usuários grande liberdade. Por um lado, isso é ótimo, mas, por outro, também requer atenção porque nos leva a armadilhas criadas em aplicativos maliciosos.
Evite instalar qualquer coisa que não tenha a garantia da loja oficial.
Verifique a análise do aplicativo
Em lojas como Google Play e App Store da Apple, todos os aplicativos disponíveis para download são marcados com comentários na forma de asteriscos e algumas avaliações enviadas por pessoas que os instalaram. A combinação dessas duas informações ajuda a verificar se o aplicativo é confiável e pode ser instalado no telefone. Por vezes, a análise é muito detalhada, não só explicando a descrição e opiniões do utilizador, mas também apontando problemas, avarias e possíveis vulnerabilidades no sistema de segurança. Se houver reclamações ou sinais de atividade suspeita, é melhor pensar com cuidado antes de baixar e procurar alternativas com maior credibilidade.
Tenha antivírus
Seguindo todas as etapas anteriores, você tem muito menos chance de instalar programas suspeitos que podem prejudicar você ou seu telefone, mas não está nulo. Portanto, é legal ter um aplicativo antivírus que irá pesquisar possíveis ameaças em todos os seus arquivos. É sempre possível que você acidentalmente tenha perdido um programa suspeito ou tenha recebido um arquivo suspeito durante a atualização. Empresas conhecidas que há vários anos desenvolvem programas antivírus para computadores também oferecem versões para telefones celulares e tablets. Normalmente haverá uma versão gratuita limitada e uma versão paga mais completa.
Atualize seu sistema operacional
Garantir a segurança do seu equipamento não é tarefa apenas sua, mas também da empresa responsável pelo seu sistema operacional. Seus funcionários estão sempre procurando defeitos e desenvolvendo atualizações para deixar seus dispositivos cada vez mais protegidos de possíveis ataques, por isso é sempre importante atualizar dispositivos e aplicativos. Por exemplo, o Google (o produtor do Android) só verifica todos os aplicativos durante o processo de instalação, mas na versão atual do sistema, ele verifica regularmente se há perigo. Para verificar se o seu aparelho está atualizado, basta procurar esta opção nas configurações do seu telefone. Caso contrário, é melhor atualizar rapidamente para se proteger.
Comentários Facebook