Off On

O sistema de pagamento instantâneo PIX surgiu na hora certa: ao funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana, permite a transferência instantânea de valor entre quaisquer instituições bancárias, tecnologia que está a ajudar os pequenos empresários a obterem no mercado produtos ou serviços por eles prestados. Agilidade. No entanto, essa novidade também é abusada por jovens.

 

Os pesquisadores de segurança da ESET na Eslováquia emitiram um alerta, alertando que essa nova tendência é chamada de “pixtinder” ou “pixsexual”. Sim, os usuários de Internet no Brasil estão usando o PIX para flertar online, expondo suas chaves nas redes sociais para receber um pequeno número de transferências de “transações”. Obviamente, esse comportamento traz muitos riscos.

 

Segundo especialistas, foram encontradas publicações como “Não me mande flores, mande PIX” ou “Não fale por aqui, anote meu PIX”, e usam uma senha que possa identificar os internautas no pagamento. Sistema de chaves . Lembre-se de que a chave PIX pode ser um endereço de e-mail, número de telefone ou CPF. Você não precisa fornecer uma agência bancária ou número de conta para concluir a transação.

 

“Ao iniciar um processo de transferência de valores através do PIX, o sistema exibe o nome completo do titular vinculado à chave e um fragmento do CPF, ou seja, isso pode fazer com que criminosos tenham mais facilidade de encontrar informações sobre possíveis vítimas e entrem em contato com elas posteriormente”, explica Daniel Barbosa, pesquisador de segurança da ESET Brasil.

 

Daniel destacou que se a chave for o e-mail ou número de telefone de um usuário da Internet, o golpista já “andou pela metade” para encontrar as informações necessárias para atacar a vítima. O método ideal é gerar uma chave aleatória quando ela precisar ser recebida via PIX. No entanto, a exposição desnecessária nas redes sociais não é recomendada.

 

O executivo concluiu: “Mesmo que as pessoas escolham a opção de ‘chave aleatória’ para proteger seus dados pessoais, elas também podem correr sérios riscos de segurança ao divulgar publicamente esse tipo de informação nas redes sociais”.

Marketing – Copy: Mayara Coelho

Fonte: ESET

 

Comentários Facebook

Postagens Relacionadas

PIX entra em vigor

Nesta segunda-feira (16) entrou em funcionamento para toda a população o Pix, novo sistema de pagamento instantâneo do…