Off On

Notícias de vazamento de dados se tornaram mais comum no nosso dia a dia, porém isso não significa que seja um evento menos problemático após a regulamentação da Lei Geral de Dados Pessoais principalmente se for a sua empresa que ocorreu o incidente de segurança. 

Portanto, nesse texto iremos fornecer alguns direcionamentos que você, como empresa que ocorreu o incidente de segurança de privacidade da informação, deve prosseguir. 

  1. Procurar imediatamente a ajuda de um profissional de proteção de dados e outro de segurança de informação para te auxiliar no processo, caso você ainda não tenha se adequado a lei. 
  2. Caso você já tenha anteriormente contratado uma consultoria na área, utilize as ferramentas de gestão de crise que foi repassada no momento da consultoria. 
  3. Verificar a integração de todas as áreas da empresa/do comitê de privacidade e proteção de dados em relação o incidente, pois somente dessa forma as medidas certas poderão ser tomadas de forma rápida e eficaz.
  4. Verifique se nas suas ações pós incidente sua empresa está agindo com transparência e a boa-fé com os titulares que tiveram os dados vazados, inclusive no que diz respeito a comunicação com esses titulares. 
  5. Se o encarregado nomeado/comitê de privacidade preencheu todos os formulários de comunicação com a ANPD.
  6. Garantir que foram tomadas todas as medidas sugeridas pelos profissionais de privacidade e proteção de dados
  7. Lembrar que o formulário de comunicação a ANPD deve ser enviado em até 2 dias úteis após o conhecimento do incidente.

Com essa última informação, fica claro e evidente que ao ocorrer o incidente a comunicação à Autoridade responsável deve ser feita de maneira rápida e infelizmente incidentes de segurança podem acontecer com qualquer empresa – e qualquer descumprimento da legislação pode levar uma empresa a ser penalizada.

Dessa forma, caso sua empresa ainda não tenha se adequado a lei, você precisa correr e contratar um profissional/consultoria em privacidade e proteção de dados para que nenhuma multa/medida administrativa seja tomada contra a sua empresa. 

 

Gabriela Dias – Head de Business Protection

Ficou com alguma dúvida? Fale com um dos nossos advogados aqui, sem compromisso.

 

Acompanhe nossas redes sociais:

Instagram: @carlospintoadv

Linkedin: linkedin.com/company/carlospintoadvocaciaestrategica

 

Comentários Facebook

Postagens Relacionadas

CPADV no WHOW! Festival

Vem aí a 4ª edição do maior festival digital de inovação para negócios do Brasil! O whowfestival vai…