Off On

Apenas quatro em cada dez brasileiros (44%) conhecem a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que dita as regras para coleta, armazenamento e tratamento de dados pessoais e busca proteger as informações do cidadão.

Mesmo assim, 81% dos entrevistados que conhecem a legislação acreditam que suas informações estão seguras no ambiente digital.

  • Em um mês, autoridade brasileira de dados abre mais investigações contra empresas do que em quatro anos
  • Programa: Desenvolvedores atraem para o Brasil o interesse das big techs que lideram a inteligência artificial

É o que revela a sexta edição anual da pesquisa da Cisco intitulada ‘Pesquisa de Privacidade do Consumidor Cisco’, divulgada nesta quarta-feira. O levantamento entrevistou 2,6 mil consumidores em doze países além do Brasil, incluindo Alemanha, Austrália, China, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Itália, Japão, México e Reino Unido.

O conhecimento sobre a lei nacional de privacidade no Brasil é inferior à média global, em que 53% das pessoas relatam estar cientes das legislações no segmento.

Embora o conhecimento da LGPD no Brasil seja inferior à média global, cabe contextualizar o tempo de vigência da lei, diz Márcia Muniz, diretora jurídica sênior da Cisco para a América Latina e Canadá. Ela aponta que, para uma norma em vigor desde 2020, o índice de 44% é significativo, sobretudo em comparação com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) da União Europeia, aplicado há mais de cinco anos.

Segundo a executiva, houve ainda avanços desde sua implementação. Em 2020, apenas 33% dos entrevistados conheciam a LGPD, percentual que cresceu 11 pontos em quatro anos — uma evolução atualizada ao avanço global, que foi de 13 pontos no mesmo período.

— Embora a gente tenha um nível de confiança maior que o percentual de entrevistados conscientes da LGPD, o fato é que aqueles que a conhecem sabem que de fato as medidas que têm que ser aprovadas pela empresa, pelos controladores e pelos operadores para cumprimento da legislação são efetivas — avalia.

Fonte: Globo.com

Instagram: @carlospintoadv

Linkedin: linkedin.com/company/carlospintoadvocaciaestrategica

Acompanhe nosso blog para mais informações, se tiver dúvidas ou precisar de orientação específica, entre em contato com nossos especialistas.

 

Comentários Facebook

Postagens Relacionadas