Off On

Se você usa o WhatsApp Web, fique ligado. O pesquisador digital independente Rajshekhar Rajaharia descobriu na sexta-feira que os números de telefones celulares dos usuários da versão web do aplicativo de mensagem foram indexados pelo Google.

Em outras palavras, seu telefone aparecerá em qualquer resultado da pesquisa. Embora o WhatsApp seja principalmente um aplicativo móvel, na Índia, onde foi descoberto, mais de 400.000 usuários usaram sua interface web. Essencialmente, o WhatsApp Web espelha seu bate-papo móvel, permitindo que você converse através de seu computador pessoal.

 

O problema é quando esse espelhamento expõe suas informações pessoais na rede.

“O vazamento está acontecendo pelo WhatsApp Web. Se alguém estiver usando o WhatsApp em um laptop ou PC de escritório, seu número móvel será indexado no Google Search. Falamos de números de usuários individuais, não telefones de negócios”, disse Rajaharia à agência de notícias indoasiática (IANS).

Indexar dados da Web do WhatsApp no ​​Google, esta informação corresponde a outro problema que o WhatsApp enfrentou há muito tempo. Se você digitar a palavra “site: chat.whatsapp.com” em uma pesquisa do Google, receberá uma série de links do grupo Messenger em troca, alguns dos quais são privados. Essa situação foi resolvida depois que o WhatsApp pediu ao Google para abandonar a indexação. Hoje, a pesquisa retornou apenas a página “Nenhum resultado encontrado”. No entanto, isso não muda a situação em um nível profundo: “Embora o WhatsApp recomende que o Google remova links de grupos de bate-papo anteriores, agora está indexando números [de telefone] por meio do aplicativo WhatsApp da Web por meio de pesquisa”, disse Rajaharia.

 

De acordo com um porta-voz do WhatsApp, a partir de março de 2020, a empresa adicionou uma tag “noindex” a todos os links, cuja extensão leva a chats por meio do aplicativo.

No entanto, de acordo com Rajaharia, o problema atual não foi resolvido por meio do Google ou pelo Facebook. Considerando que o WhatsApp está tentando forçar mudanças em seus termos de uso, o momento dessa situação é extremamente desfavorável porque os especialistas não estão satisfeitos que o aplicativo  compartilhe informações do usuário com o Facebook, mesmo que o usuário não tenha conta na rede social. Atualmente, WhatsApp e Google ainda não se pronunciaram sobre o caso. 

 

Texto adaptado: Business Insider

 

Comentários Facebook

Postagens Relacionadas